Compartilhar
Facebook Twitter Whatsapp

Não houve “vazamento de áudio” de Haddad e Manuela em trama contra Exército

Notícia falsa

PUBLICIDADE
Compartilhar

Falso: Manuela D’Ávila não estava presente durante a gravação. Não se trata de um áudio vazado. É, na verdade, um trecho da sabatina do candidato para o UOL, Folha e SBT.

Entenda o caso

É enganoso um vídeo que circula na internet como se fosse um vazamento de áudio em que o candidato à presidência Fernando Haddad (PT) e sua vice Manuela D’Ávila (PCdoB) apareceriam armando contra o Exército. Na verdade, o trecho presente na gravação é da sabatina UOL, Folha e SBT com o candidato, realizada no dia 17 de setembro de 2018. Manuela não estava presente durante a gravação. A voz feminina que se ouve é da repórter Débora Bargamasco, do SBT.

O trecho divulgado no Youtube sob o título de “Vaza áudio: Haddad e Manuela tramando contra Exército e Bolsonaro” começa com uma fala de Haddad em resposta a uma pergunta da repórter sobre um conteúdo presente no plano de governo do candidato. “Ainda sobre forças armadas, no seu programa de governo diz assim: a constituição será aplicada de maneira imediata e firme contra quem ameaça a democracia com atos e/ou declarações. O que significa isso? Por exemplo, o sujeito que for lá se manifestar e levantar uma bandeira escrito ‘intervenção militar já’, ‘volta da ditadura’, ele vai ser punido? Qual que é a ideia">verificação foi feita pelas redações da AFP e piauí.

Compartilhar
PUBLICIDADE